quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os benefícios da hidroginastica.



Quatro milhões de pessoas. Este não é um número que possa ser ignorado. Ao todo, no mundo, quatro milhões de pessoas procuram os benefícios da hidroginástica, por ano. Mas por que a popularidade destes exercícios é tão grande e só tende a crescer? Vale lembrar que a vida começou na água. E não precisamos ir tão longe, chegando aos remotos tempos de estruturas unicelulares, não.
Os seres humanos, antes de nascerem, encontram-se imersos em líquido. Para os especialistas, os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.
A hidroginástica permite uma redução no esforço. Uma pessoa que pesa oitenta quilos, por exemplo, na água, fará os exercícios como se não pesasse mais que oito quilos. Esta perda aparente de peso reduz, de forma efetiva, a tensão nas articulações. Por isso mesmo a hidroginástica é, para muitas pessoas, a atividade de condicionamento mais segura que existe.
Praticar hidroginástica regularmente melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico:

*Aeróbico, melhorando o coração, os pulmões e o sistema circulatório;
*Força muscular, capacitando a segurar uma caixa mais pesada e empurrar um móvel;
*Resistência muscular, possibilitando repetir várias vezes atividades que requerem resistência;
*Flexibilidade, tornando as articulações capazes de se movimentarem dentro da normalidade;
*Composição corporal, ou seja, a proporção da gordura em relação à massa magra.

Cada um destes componentes desempenha um papel vital na saúde do organismo. Deve-se procurar o condicionamento no maior número possível destes componentes. A hidroginástica, uma ginástica em meio líquido. que se vale do empuxo da água para reduzir a ação da gravidade, é uma das poucas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis podem praticá-la, inclusive gestantes. Atletas em recuperação de uma lesão fazem hidroginástica para fortalecer a musculatura protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos a procuram para aumentar a força muscular e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário